Samba e Ferramenta Gráfica para Gerenciar Usuários e Grupos no Ubuntu 12.04

Desde a adoção do Unity, não há mais a ferramenta para visualizar/gerenciar usuários e grupos do Gnome e a opção que vem em Configurações do Sistema, Contas de Usuários, é bastante limitada.

Apesar de ter notado isso e não ter ficado muito satisfeito, não tive necessidade da ferramenta até ter que mexer com o Samba.

Para instalar e configurar o Samba é bastante simples atualmente no Ubuntu. Basta clicar com o botão direito na pasta que quer compartilhar e selecionar Opções de Compartilhamento. O sistema já vai dizer que é preciso instalar o Samba bastando que você clique OK nas duas telas que serão apresentadas.

Em seguida, bastaria marcar as três opções da tela de compartilhamento que, em tese, tudo funcionaria, certo?

Errado, é mostrada a mensagem de erro ‘net usershare’ returned error 255: net usershare: cannot open usershare directory /var/lib/samba/usershares. Error Permission denied. You do not have permission to create a usershare. Ask your administrator to grant you permissions to create a share.

Esse erro ocorre quando o usuário da sessão não está listado no grupo sambashare. O diretório mencionado no erro, usershares, faz parte do grupo sambashare e é de propriedade do root, veja:

drwxrwx–T 2 root sambashare 4096 Fev 19 16:58 usershares

Se você logar como root, consegue fazer o compartilhamento mas é exatamente isso que não se deve fazer. O certo é adicionar o usuário ao grupo sambashare.

Tentei, inicialmente, o seguinte comando: sudo usermod -a -G sambashare fabio.

Não funcionou então lembrei do gerenciador de usuários e grupos do Gnome e o instalei com sudo apt-get install gnome-system-tools.

Depois, basta acionar o Dash e digitar usuários. Serão mostrados dois ícones, Usuários e Grupos e Contas de Usuários. Selecione o primeiro e vai abrir a tela do gerenciador. Clique no botão Gerenciar Grupos e você vai ver os grupos cadastrados no sistema. Selecione o grupo sambashare e clique em Propriedades. Na próxima tela serão mostrados os usuários do sistema, marque aquele que quer adicionar ao grupo e salve.

Pronto, com isso você já consegue compartilhar suas pastas na rede mas ainda haverá um probleminha. O arquivo de configuração do Samba vem com permissão 0700 para criação de arquivos e diretórios o que significa que somente o proprietário poderá mexer com eles.

Quando você cria o compartilhamento, pode marcar, e é o mais fácil e tranquilo, a opção para acesso anônimo. Isso quer dizer que não serão solicitadas credenciais de acesso (login/senha). Com isso, tudo o que for criado no diretório compartilhado será do usuário nobody e do grupo nogroup e isso impossibilitará que você mexa com eles.

Para resolver, basta abrir o arquivo de configuração do Samba com sudo vim /etc/samba/smb.conf, altere as linhas create mask = 0700 para create mask = 0775 e directory mask = 0700 para directory mask = 0775, não mexa em mais nada e salve o arquivo.

Lembrando que vim é meu editor preferido mas você pode alterar para o de sua preferência como nano, gedit, mcedit, etc.

Reinicie o Samba com sudo /etc/init.d/smbd restart e você já conseguirá usar o compartilhamento completamente.

É isso aí. Abraço.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s