Alterar tela de login no Ubuntu 12.04 – Parte II

Há alguns dias eu publiquei um artigo falando sobre este mesmo tema, veja aqui. Hoje retomo o assunto para adicionar e corrigir informações.

No primeiro artigo informei que seria necessário criar um XML para que a tela de login ficasse igual ao wallpaper do seu desktop porém isso não é totalmente verdadeiro.

Para conseguir essa configuração, basta, sim selecionar um wallpaper pela pasta de Imagens porém o diretório home do usuário terá que ter permissão de leitura!

Como meu computador tem outro usuário, meu home tem permissão 770, ou seja, somente eu e quem estiver no meu grupo podem acessar recursivamente o conteúdo. Como a pasta Imagens fica na minha home não é possível ao sistema acessá-lo.

Bastaria, portanto, alterar a permissão do diretório para 774 para garantir a permissão de leitura, certo?

Só que isso é exatamente o que eu não posso fazer pois não quero que ninguém olhe o que há dentro da minha home. Uma das coisas mais legais dos sistemas GNU/Linux para mim, principalmente, se comparado com sistemas Windows, é a maleabilidade de controlar o acesso a tudo o que há no sistema.

Qual é a solução? O que eu ensinei no artigo anterior, criar um XML para o wallpaper desejado em /usr/share/backgrounds. 

Como esse diretório não é minha home, as permissões são padrões então vai funcionar tudo corretamente. Inclusive, se você olhar na tela para alterar o wallpaper vai ver que a imagem selecionada pelo XML passou a constar na opção inicial, Wallpapers.

O problema é a recursividade. Não adianta uma pasta ter permissões 777 se houver algum diretório  superior com permissões mais restritivas, por exemplo, 774.

Se você quiser deixar sua home com permissões de leitura para todos, pode adotar outra maneira de proteger seus dados: alterar as permissões de cada pasta interna à home.

Assim, a pasta home ficaria com permissões 774 e uma qualquer que você defina pode ser 770.

É isso aí.

Abraço.

Deixe um comentário

