Verificar se seu computador aceita Unity – novo ambiente gráfico do Ubuntu

A Canonical, desde Abril de 2010, modificou a estrutura gráfica de seu sistema operacional, o fantástico Ubuntu. Com isso, muitos problemas ocorreram para várias pessoas, inclusive eu.

Na ânsia de atualizar meu sistema, não fiz o básico: checar se meu hardware suportaria o novo componente, o Unity.

Ao atualizar para o 11.04, fuck! Nada mais funcionou, nem mesmo havia como fechar uma simples janela por conta da integração da barra superior dela com a do sistema.

Não acho que era problema do meu hardware ou da instalação mas algum bug mesmo. Bem, tive que voltar para a versão 10.10 e aguardar o próximo lançamento.

Eis que na quinta-feira, 13/10, a Canonical soltou a versão oficial do Ubuntu 11.10 – Oneiric Ocelot.

Dessa vez, fiz um teste, muito simples, utilizando o nux-tools. Nux é um aplicativo que junta aceleração de hardware com renderização gráfica de alta resolução, é um conjunto de ferramentas que ajuda a verificar e utilizar ambientes gráficos mais exigentes. Bem, é uma expicação meio fraca mas não consegui fazer melhor…kkkk.

Você pode instalar o Nux em outra versão do Ubuntu, clique aqui para o download, ou pode baixar aqui a imagem completa do Ubuntu.

Grave a imagem em um CD e inicie seu computador por ele. Na primeira tela, selecione Experimentar Ubuntu e aguarde abrir a tela inicial. Clique no ícone do Ubuntu que está no canto superior esquerdo e digite terminal no campo Search que vai aparecer. Selecione o terminal que será mostrado logo abaixo e digite o comando /usr/lib/nux/unity_support_test -p. Se todas as respostas forem yes, seu computador está apto a rodar o Ubuntu 11.10, basta clicar no ícone Instalar Ubuntu 11.10 que está na Área de Trabalho.

Atenção: a responsabilidade por qualquer ação feita em seu sistema é só sua! Na dúvida, não faça nada. E não esqueça de fazer a porra do BACKUP :o) !!

Já vi pela internet que será possível, inclusive, rodar o Cubo do Compiz mas isso fica para o próximo post.

Como o resultado do meu unity_support_test foi todo yes, vou instalar o 11.10 imediatamente.

É isso aí, abraço.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s