Imagem com fundo transparente usando GIMP

Segue abaixo um tutorial para deixar transparente o fundo de uma imagem usando o GIMP.

Fonte: Blog do Grasselli

Vídeo: YouTube


Imagem com fundo transparente usando GIMP
Saudações mais uma vez,

Hoje vou falar a respeito de como criar uma imagem com fundo transparente com o GIMP.
Eu criei um vídeo onde explico passo a passo, na prática, utilizando o GIMP 2.4.5 e linux Ubuntu 8.04. Mas acredito que na maioria das versões do GIMP (Windows ou Linux) o processo seja bem similar.

Para se criar a imagem com fundo transparente é bem simples, o conceito básico é colocar uma camada transparente por detrás da imagem e remover da imagem original as partes que deseja que fique transparente.

Adicionando canal alfa.

Para adicionar essa camada basta abrir a janela de camadas, clicar sobre a camada da imagem com o botão direito do mouse e selecionar a opção “Adicionar canal alfa”. Isso fará com que a camada selecionada fique com o fundo padrão transparente.

Caso a janela de camadas não esteja aparecendo para você, abra no menubar da imagem o menu “Diálogos” e clique em “Camadas”.

Removendo fundo da imagem.

Agora precisamos selecionar as partes do fundo da imagem que desejamos remover.

Como eu disse no vídeo, o jeito mais fácil de fazer isso é utilizando a ferramenta de seleção por cor, que se encontra na barra de ferramentas padrão do GIMP.

Ao clicarmos sobre a imagem ele selecionará todos os pixels que tiverem a mesma cor que a seleção. Para obtermos um melhor resultado, selecione no menu da ferramenta de seleção por cor a opção “Enevoar bordas”, e ajuste para 4 o raio e 45 o limite. Isso servirá para ele selecionar também cores semelhantes as da seleção, para o caso de sua imagem tiver vários tons da cor do fundo.

Removendo e salvando.

Após isso basta clicar sobre a cor desejada e apertar a tecla “Delete” para remover (ou clicar em Editar -> Limpar).

Salve em uma extensão que aceite a transparência (exemplo: GIF, PNG), basta digitar a extensão desejada no nome da imagem na hora de salvar.

Os valores raio 4 e limite 45 são apenas uma sugestão que eu li em outros sites na internet como bons valores para essa tarefa, mas você pode alterá-los para melhor se adptarem a sua imagem.

Abaixo a imagem que foi resultado do exemplo do vídeo:

Vou aproveitar o post para divulgar que dia primeiro de outubro (antes de ontem) foi lançada uma nova versão do GIMP, o GIMP 2.6, confiram em http://gimp.org/downloads

[]s pessoal, até a próxima.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s