Alterar página de erro 404 (Apache / Linux)

Tenho trabalhado em um projeto de PHP e MySQL. Com isso, me deparei com a necessidade de reformular a famosa página Erro 404 Not Found!

Essa página é padrão no Apache mas você pode personalizá-la conforme seu desejo.

Se seu site fica em servidor/seusite e alguém digitar seusite/algoquenaoexiste, para que ele receba a página de Erro 404, a instrução deverá estar em um dos arquivos abaixo:

1) .htaccess: esse arquivo é oculto (notem o ponto antes do h) e fica na raiz do site, ou seja, é específico, só vai afetar o site a que pertence.

2) httpd.conf: esse arquivo não tem vinculação direta com o site, é de configuração do Apache, ou seja, vai afetar todos os sites dentro da pasta web do servidor, seja www, htdocs, public, etc.

No meu caso, usei o httpd.conf pois quis que valesse para qualquer site.

Inseri a linha ErrorDocument 404 /erro404/404.html, somente isso, e salvei. Explicando: ErrorDocument é a chamada, 404 é o tipo da chamada, /erro404/ é o diretório onde a chamada será feita e 404.html é o arquivo que será utilizado.

Em seguida, como sempre se faz ao alterar arquivos de configuração, restartei o Apache (sudo /etc/init.d/apache2 restart).

Essa página pode ser uma página qualquer, sem estilização, ou pode ser tão incrementada quanto você quiser. No meu caso, tenho uma imagem de fundo, um link e um redirect.

Como eu quis organizar, criei uma pasta (a /erro404/) e, dentro dela, inseri o arquivo da página (404.html) e a imagem de fundo. A codificação CSS ficou dentro do html mesmo para economizar tempo e agilizar edição já que é bastante simples.

Segue a imagem da página de erro:

O código é simples mas não posso escrevê-lo aqui completamente por restrições de hospedagem.

Se quiser o código completo mais a imagem, baixe aqui.

É isso aí.

Abraço,

Fábio

Anúncios

4 Respostas para “Alterar página de erro 404 (Apache / Linux)

    • Eder
      O arquivo httpd.conf vem vazio por padrão pois serve para configurações específicas do administrador. É nele que você vai inserir as configurações que quiser que valham para todos os sites do seu servidor.

      Basta inserir uma linha como, por exemplo, ErrorDocument 404 /erro404/404.html dentro do httpd.conf, salvar o arquivo e restartar o Apache (sudo /etc/init.d/apache2 restart).

      Lembrando que erro404 é um diretório e 404.html é um arquivo que eu defini portanto você pode modificar essa estrutura conforme queira.

      É isso aí. Abraço.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s