Alterar Background da Tela de Login no Ubuntu 9.10 e 10.04

Uso no meu desktop e na máquina virtual do trabalho o Ubuntu Satanic. É uma iniciativa diferente dos padrões caretas que existem por aí e traz temas escuros e wallpapers, icons, etc, que remonta a filmes de terror.

Como minha sogra é crente, eu quis aliviar um pouco a barra e tirar a palavra satanic da tela de login. Ao invés de editar imagens, algo que não curto, tive a idéia de trocar o arquivo de background.

Eis como fazer isso.

Na pasta /usr/share/backgrounds estão as imagens disponíveis para o background da tela de login. Você pode copiar uma imagem qualquer para lá, se quiser, mas ela deve ter 1600×1200 de tamanho.

Escolha a imagem que quer e copie o nome completo (com extensão). Abra um terminal e digite sudo -u gdm gconftool-2 –set –type string –set /desktop/gnome/background/picture_filename /usr/share/backgrounds/NOME_do_TEMA.jpg .

NOME_do_TEMA.jpg = SE-Maelstron.jpg, por exemplo, ou seja, copie todo o comando e complete com o nome da imagem que você havia copiado anteriormente.

Pronto. Encerre a sessão para visualizar como ficou a tela de login.

Veja que, nessa ação, você só trocou a tela de fundo, o chamado background. Se quiser alterar outras coisas como tipo de letra, você deve usar o comando gksudo -u gdm dbus-launch gnome-appearance-properties.

Esse comando abre a mesma tela que abriria se você usasse o caminho Sistema, Preferências, Aparência. A diferença é que você vai usar o usuário gdm (Gnome Desktop Manager). Faça as alterações que quiser e veja o resultado encerrando a sessão.

Sugestão? Abra um tema, clicando em Personalizar, abra a aba Margem da Janela e selecione qualquer uma diferente da já marcada e clique em Fechar. Vai aparecer selecionado um tema com o nome Personalizado, clique em Salvar como, dê um nome qualquer e salve. Depois, personalize à vontade. Se você estragar tudo, ainda terá o original disponível.

É isso aí. Abraço.

Anúncios

2 Respostas para “Alterar Background da Tela de Login no Ubuntu 9.10 e 10.04

  1. Olá!

    Estou usando o Ubuntu 10.04. Mudei a tela de login, só que, agora, sempre aparece a janela para alterar a aparência da janela de login.

    Como faço para isso para de acontecer?

    Se não houver jeito, como faço para retornar às configurações iniciais?

    Abraço.

    • Humberto

      Desconheço essa tela que você mencionou. Nada disso aconteceu comigo nem consegui obter quaisquer informações a respeito.
      Você instalou o Ubuntu Satanic ou não?
      Pode especificar mais esse erro, por gentileza?
      No aguardo,
      Fábio

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s