Nanny – Controle de Acesso para Usuários no Ubuntu 9.10 e 10.04

Há algum tempo penso em remover o ruindows dos computadores de casa porém esbarrava em um problema: meus filhos adolescentes.

Além das necessidades visuais e de programas específicos para a plataforma (msn, limewire, etc), há a necessidade de controlar o tempo de uso e no Ubuntu eu não encontrei modo de fazer isso.

Como, ainda, não conheço shell script, não consegui encontrar uma maneira de impedir o acesso conforme usuário e horário. Só consegui chegar ao ponto de desligar, abruptamente, o computador conforme o horário usando crontab.

Bem, depois de fuçar bastante, achei o Nanny. Esse software atua em cima do Gnome e faz o que eu preciso: especifica o horário em que o usuário pode usar o computador.

Vamos à instalação.

1) Adicionar o repositório: sudo add-apt-repository ppa:nanny

2) Atualizar sistema: sudo aptitude update

3) Instalar o programa: sudo aptitude install nanny

4) Reiniciar computador: sudo reboot

Pronto. Acesse Sistema, Administração, Parental Control.

A ferramenta é simples de usar e a configuração de horário funciona. Não funcionou, pelo menos, por enquanto, o bloqueio de sites mas pode ser que eu tenha feito algo errado pois acabei de instalar e começar a testar.

A opção de horário funciona, realmente, bem pois encerra a sessão e não permite novo login se não estiver no horário permitido. Detalhe: verde pemite, vermelho proíbe o acesso e você pode configurar por 30 ou 60 minutos.

Contra: ele removeu, sem pedir ou avisar, todos os temas Bisigi (tutorial para instalação aqui) que eu havia configurado. Já os temas do Ubuntu Satanic Edition e os nativos do Lucid Lynx, não.

É importante ressaltar que o usuário alvo não pode ter permissões para acessos e/ou alterações. Em Sistema, Administração, Usuários e Grupos você deve definí-lo como Usuário da Área de Trabalho. Dessa forma, ele não conseguirá nem abrir a tela do programa.

Vou continuar testando para, em seguida, tentar entender seu funcionamento. Quero montar meu próprio script e, futuramente, quem sabe, disponibilizar para a comunidade.

É isso aí. Abraço.

Anúncios

2 Respostas para “Nanny – Controle de Acesso para Usuários no Ubuntu 9.10 e 10.04

    • Mario
      Não conheço o Mint.
      Quanto ao Nanny, ele não funciona a partir da versão 10.10 do Ubuntu. Nem ele nem o Timekpr, programa que tem a mesma finalidade.
      O Timekpr foi descontinuado e o Nanny até foi retomado mas não funcionou mais para mim. Tive que voltar a instalação do computador do meu filho para Ubuntu 10.04 para poder usar o Nanny. Possivelmente, alguma característica do SO entrou em conflito com a do programa e deve ser o mesmo que acontece com o Mint.
      Infelizmente, não consegui, ainda, descobrir o problem para poder te ajudar mas, se eu encontrar alguma informação a respeito, postarei aqui. Assine o mailing para ficar informado, ok?
      Abraço,
      Fábio

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s