Instalar Placa Wireless 3 DSP no Ubuntu 9.10

Este final de semana comprei um note Microboard Ultimate Black. Excelente máquina mas veio com uma placa de rede wireless desconhecida para mim: 3DSP. Essa placa é chinesa!

Bom, o note estava funcionando perfeitamente com o Debian 5.0 mas eu não gostei da aparência dessa distro. Como bom e fiel usuário de Ubuntu, fui atrás de uma ISO da última versão.

No meu desktop tive que parar na 8.04 pois minha placa de vídeo não suporta as atualizações gráficas das versões posteriores. Por conta disso, fiquei por fora das atualizações e só agora, tendo instalado a 9.10, é que pude ver o que estava perdendo.

Muito bonito desde a tela de instalação, o Ubuntu 9.10 me pareceu estável e rápido mas a conexão de rede wireless surpreendeu negativamente pois a placa é desconhecida e não faz parte dos repositórios (pelo menos, eu não encontrei).

Um amigo que tem o mesmo note me disse qual era a placa pois eu não conseguia identificar usando sudo lshw -C NetWork, não aparecia Network controller.

Aí fui ao site da 3DSP e baixei a pasta LinuxUSB_ForDongle.tar.gzque é para 32 bits.

Daí é só descompactar o arquivo (tar zxvf LinuxUSB_ForDongle.tar.gz), entrar na pasta que é criada e executar Install_3DSPUSB.sh. Depois disso, já estará disponível em Aplicações / Acessórios bastanco clicar para iniciar o serviço. A pasta contém um manual ilustrado e bastante explicativo.

ATUALIZAÇÃO EM 28/07/2010:

O site que menciono neste artigo está modificado. Agora você deve acessar ftp://3dsp_lpkt_usb:m4rt9s@3dsp.com.cn/ e escolher a pasta adequada. Neste caso aqui, abra a pasta Ubuntu e escolha a opção BlueW-2310U_2.3.3_100303_Ubuntu9.10_withouthotkey.tar.gz.

O restante do procedimento mantém-se inalterado.

9 Respostas para “Instalar Placa Wireless 3 DSP no Ubuntu 9.10

  1. Pingback: Instalar Placa Wireless 3 DSP no Ubuntu 9.10 « PKTP69 – Informação e Opinião

    • E isso ocorre somente no Ubuntu 9.10? Tenho lido que muita gente está com problemas para acesso wireless com essa versão.
      Parece que o suporte a hardware mais antigo foi suprimido enquanto para hardware pouco conhecido nem há, praticamente.
      Como entendo muito pouco do assunto, não pude tentar resolver de outro jeito a não ser baixando o drive do fabricante (e já foi difícil achar um site em chinês!!).

      Abraço,

      Fábio

      • hehe,,,,,Embora o bluetooch estive-se funcionando perfeito no KDuXP a wireless insistia em não funcionar, e fiz a solicitação a fabrica por outra nova para repor ao cliente, kkk funcionou….é isto que da colocar estas hibridas baratinhas ching-ling-ling-lé….caso resolvido…..tava tudo certo ja,,,,,,,mas aparte da wireless estava com falha.

        vlws…..

      • Pois é. Infelizmente, a placa parece que é padrão para essa linha de notes. Por enquanto não vou trocar mas encontrei outro problema: se usar máquina virtual, a conexão do host cai. Não sei se isso é normal ou é essa placa.
        Se alguém souber a resposta….:o)

        Abraço,
        Fábio

      • Se usar na MV como?
        O sistema instalado pela MV ou somente abrindo na MV, defina para que eu possa simular,e mandar informações ao desenvolvimento da MicroBoard, tenho contado direto com o Gerente de produção alem de ser autorizada deles…..e com isto melhorar algo mais neste fantástico notebook, que fora isto, mas comparado com outros é 10….

        Aproveito para expor que para as próximas versões do KDuXP já temos autorização formal do fabricante do TeamViewer ( acesso Remoto ) para ser distribuído junto já na ISO ( a qual já estou para fechar e liberar, após árduos testes )……grandes parceiros que acreditam no Linux……

      • Uso o Virtual Box.
        Basta iniciar uma máquina virtual que é mostrada a mensagem card is pulled out. Ao finalizar a máquina virtual é mostrada a mensagem card is inserted.
        O host é um Ubuntu 9.10 e as VMs que testei foram Windows XP e 7.
        O problema só acontece com a conexão wireless e já testei em uma rede pública e na minha (caseira).
        Testarei à noite uma MV com Fedora e, assim que possível, testarei VMWare.
        A princípio, acredito que o problema é na configuração de acesso bridge mas instalei o bridge-utils no Ubuntu e derrubou o wireless totalmente, mesmo com a VM desligada; tive que remover tudo. Ou seja, ainda não consegui usar VM com wireless no note.
        Gostei da notícia sobre o Team Viewer, já usei com Windows e é, talvez, o melhor software que já testei para acesso remoto. Neste final de semana tentarei baixar o KDuXP também para experimentar.

        Abraço.

  2. OLA..
    VI SEU POST NO VIVAOLINUX E VI QUE VC TEVE O MESMO PROBLEMA QUE TENHO AQUI… TENHO O MESMO NOTEBOOK…

    A MINHA PLACA WIRELESS É A:
    Bus 002 Device 002: ID 05e1:0100 Syntek Semiconductor Co., Ltd

    ENTAO FUI NO SITE PROCURAR O DRIVE…

    BAIXEI:

    2010-03-03] Ubuntu9.10(2.6.31-14~20-generic)(32bit)

    POIS MEU UBUNTU TBM É O 9.10 DE 32 BITS…

    DESCOMPACTEI O ARQUIVO, USANDO O COMANDO QUE VC POSTOU…

    MAS, QUANDO VOU ATE A PASTA DESCOMPACTADA, ENTRO EM /OPTOOLS/

    PRECISO INSTALAR TODOS OS ARQUIVOS DEBS…

    JA INSTALEI TODOS… MAS MESMO ASSIM NAO FUNCIONA…

    VC DISSE QUE ERA SO EXECUTAR MAS NAO TA FUNCIONANDO..

    VC PODERIA ME MANDAR PASSO A PASSO…

    SE PUDER EU AGRADEÇO…

    • Ueliton

      Depois que você faz o download para alguma pasta qualquer, você extrai o conteúdo com o comando tar -zxvf LinuxUSB_ForDongle.tar.gz (esse é o nome do arquivo compactado que você baixa do site da 3DSP) e vai obter uma pasta chamada Blue… Você entra nessa pasta e executa o Install…sh e é tudo instalado e configurado.
      Você disse que entrou em /optools mas não é essa a pasta em que você vai trabalhar.
      Segue um passo a passo:

      1) Dowload do arquivo LinuxUSB_ForDongle.tar.gz;
      2) Salve em uma pasta qualquer do seu diretório home;
      3) Abra o terminal (ou consola);
      4) Acesse a pasta onde salvou o arquivo (se salvou em /home/seuusuario, você já estno diretório correto, basta listar com ls -l para confirmar);
      5) Você pode mover ou copiar o arquivo para o diretório de programas de usuário com o comando abaixo:

      $: sudo cp LinuxUSB_ForDongle.tar.gz /usr/bin

      Obs: Você pode manter o arquivo onde o salvou mas o padrão é mover programas para a pasta correta, o diretório /usr, conforme pode ser visto no excelente artigo 30 Motivos para Usar o Linux de Jefferson Estanislau no site do VOL.

      6) Descompacte o arquivo usando tar -zxvf LinuxUSB_ForDongle.tar.gz;
      7) Será criada a pasta BlueW-2310U_2.3.3_100303_Ubuntu9.10_withouthotkey;
      8) Acesse a pasta com o comando cd BlueW-2310U_2.3.3_100303_Ubuntu9.10_withouthotkey
      9) Dentro do diretório use o comando sudo bash Install_3DSPUSB.sh;
      10) Em seguida, você já encontra o drive disponível em Aplicações / Acessórios.

      Esse foi o passo a passo que segui e funcionou perfeitamente para mim.

      Qualquer dúvida, fico à disposição.

      Abraço,
      Fábio

Deixe um comentário

